EnglishPortuguese

COMO SER UM VASO DE HONRA?

COMO SER UM VASO DE HONRA?

Ouvimos sempre que somos vasos na mão do oleiro . Mas temos algo que devemos ver e observar o quanto é profundo essa passagem no livro de Jeremias 18.

A forma das etapas desde o início do barro que se refere a nós e o oleiro que é Deus , é um ensino que contextualiza nossa vida com Deus .

Vamos começar analisando o que a Bíblia revela diante aos olhos de Jeremias diante essa analogia feita por Deus pra nós através de Sua palavra :

1 – Deus nos escolheu antes da formação do mundo como diz em Efésios 1:4  e quando fazemos essa analogia , vemos que para formar um vaso quem escolhe o barro é o oleiro , que tira esse barro do lamaçal, no qual se refere à nós, para poder começar a  trabalhar nele , ou seja , é assim que Ele faz conosco , Ele nos formou do pó e para o pó voltaremos como diz em Gênesis 3:19 , e esse barro é encontrado e retirado da lama , e é isso que Deus faz , nos tira do lamaçal do mundo , do erro,  do engano,  da cegueira, da perdição, para começar a trabalhar em nós , por isso já deveríamos ficar muito felizes, alegres e agradecidos à Deus , pois Ele nos escolheu para começar uma grande e perfeita obra em nossas vidas .

2- quando então é pego esse barro para começar a formar o vaso , não começa a levanta-lo subitamente , é necessário levá-lo primeiro para um tanque e deixá-lo em água mergulhado pra amolece-lo bem , até ficar ao ponto em que o oleiro consiga manusea-lo, pois o oleiro não consegue trabalhar em barro duro “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração…” (Hb 3.7, 15; 4.7) . E é isso que Deus, como o perfeito oleiro faz conosco e para que ELE consiga trabalhar em nós , nós precisamos abrir nosso coração, não podemos ter um coração duro, seguir nossos próprios valores , conceitos e princípios, pois isso impede Ele de trabalhar e nos moldar . Muitos até conhecem e já ouviram falar do Oleiro mas não querem se submeter aos seus ensinamentos.

Outra coisa é essa água que nós falamos que amolece e deixa preparado esse barro para o oleiro formar o vaso , isso se refere a palavra de Deus,“… Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14.

A palavra de Deus é que nos transforma , retira de nós toda a cauterização da mente , do erro , do pecado , e faz a cada um de nós vasos de honra,  novos , feitos pelas mãos de Deus .

3-Interessante e incrível que quando se pega um barro muito duro e ele fica no tanque pra amolecer , dependendo do tipo de barro as vezes demora-se mais tempo pra água penetrar e deixá-lo em perfeito estado, ou seja , existem pessoas que são mais difíceis de deixar a palavra de Deus penetrar e molda-los e isso vai interferir tanto no agir de Deus na vida dessa pessoa e como consequência no crescimento e aperfeiçoamento do vaso . Isso tudo então depende diretamente de nós “barros” de sermos humildes a apreender, obedecer e não nos colocarmos mais na nossa vontade, mas sim na vontade de Deus .

4-O tipo de barro , a qualidade da sua terra, vai interferir também no crescimento do vaso , porque dependendo do barro ele vem cheio de sujeira, pedras , entulhos que irão atrapalhar no processo da formação do vaso, em Mateus 13 :23 “A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um.”

E essas pedras e sujeiras entranhadas no barro são os traumas , os pecados, o orgulho, vaidade, soberba ….. que irão atrasar o desenvolvimento do barro , pois o olheiro terá que parar para retirar esses obstáculos, para continuar formando o vaso , as mãos do oleiro não querem parar , mas é necessário retira-los de nós, para que lá na frente eles não sejam sabotadores e não façam rachar e por conseguinte quebrar esse vaso . Só se forma o vaso quando o oleiro movimenta o barro em suas mãos e é por isso que não podemos deixar esses impedimentos atrapalhar nem atrasar o nosso crescimento em Suas mãos . Não é Deus que para , somos nós que temos entulhos na qual Ele tem que tirar de nós para fazer de nós vasos na qual nos chamou e completar Sua boa obra em nós.

 O oleiro quer que nós nos entreguemos  à Ele , nos esvaziando de nós mesmo e deixando o Pai realizar Sua obra em nós , assim como mostra em Filipenses 2:7 que “Jesus se esvaziou de si mesmo” e Paulo em Galatas 2:20 “que não viva mais eu mas Cristo viva em mim”, são exemplos daquilo que também devemos ser e fazer em nosso caminho à seguir aqui nesse mundo.

4- outro ponto que podemos observar é que o oleiro põe o barro no meio da prancha giratória para manusea-lo bem e formá-lo , isso se faz para que além de não cair pra fora da prancha o barro , também se faz para o oleiro ter o barro no centro de suas mãos, para um melhor manuseio e fazê-lo conseguir alcançar a forma perfeita do vaso , ou seja , Deus nos coloca para trabalhar em nossas vidas no centro da Sua vontade , para sermos transformados , com a renovação da nossa mente e vivendo a boa , agradável e perfeita vontade de Deus que diz em Romanos12:2.

5-algo incrível e precioso é a maneira que Deus faz crescer o vaso , vemos que para ir moldando e fazendo o vaso esticar e ampliar é preciso que o oleiro coloque as mãos dentro do vaso para ir trabalhando por dentro para conseguir esticar o barro, firmando e dando forma ao corpo durante seu crescimento , e isso é o que o Deus quer que entendamos, que Ele é um Deus que habita e vive dentro de nós como vemos no livro de Lucas 17:20,21 onde Jesus ensina que o reino de Deus está dentro de nós , não de aparência visível , por isso a nossa maior importância devera ser como estamos dentro , buscando o Reino de Deus em primeiro lugar como diz em Mateus 6:33 , e sabendo que quando vivemos esse reino dentro, ai sim automaticamente as demais coisas tanto de dentro mas também como fora nos serão acrescentadas .

6- A água que se refere a palavra de Deus é tão importante é necessária nesse processo de formação do vaso que desde o começo no início conforme o barro recebe água , esse processo de receber água perpetua-se até o final . O tempo inteiro o oleiro coloca água no barro , do começo ao fim , para que ele não volte a endurecer e para que ele consiga continuar o moldando , e isso vemos que em nossas vidas temos que nos encher e meditar da palavra de Deus todos os dias , dia e noite como nós vemos a instrução de dada por Deus no livro de Josué 1:8 .

E essa água além de aperfeiçoar tem uma característica que conforme ela é acrescentada ao barro a tendência do barro é diminuir, e só quem faz ele crescer e esticar são as mãos do oleiro, no livro de João 3:30 “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” , quanto mais ensinamentos de Deus, quanto mais presença do reino dentro de nós , mais conseguimos enxergar que nada somos sem Deus, nos sentimos pequenos diante a tanta majestade e sabedoria,  por isso que Jeremias teve descer a casa do oleiro, pois só quando você desce, diminuiu , é que Deus te faz crescer, quanto mais você tiver humildade , apreender , mais Ele reina e te faz crescer , mais Ele exaltará Seu nome na sua vida , como diz em Lucas 18 :14 “Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. 

7- E por último o vaso é colocado no fogo , onde ira brilhar como vaso polido , e esse fogo refere-se ao Espírito Santo que vem nos convencer e testificar , presença viva de Deus em nós de tudo aquilo que aprendemos , não ficando somente na letra mas com o Espírito que vivifica em nós como vemos no livro de 2 Coríntios 3:6 . Antes da vinda de Jesus, o povo só tinha acesso 1 vez ao ano à Deus só através do Sumo Sacerdote no templo, mas Jesus veio , foi crucificado e ao terceiro dia ressuscitou e deixou o Espírito Santo onde vemos no livro de Atos 2:3 “E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles”,  que é Deus habitando dentro de nós, fazendo-nos “queimar” com a manifestação de sua Glória e presença viva e nos dando agora a oportunidade de termos acesso à Ele por meio de Jesus .

Dentro de todas as etapas do barro na mão do oleiro, que nós possamos entender e esforçarmos à vivencia-las,  para assim conseguirmos fazer com que Deus olhe para nossas vidas e ao final diga : esse é minha obra , um vaso de honra . 

Que Deus abençoe, Shalom !

Por Adriane Ferretti Salvitti, pastora da Igreja Apostólica Restaurando Nações – IARN Japão, palestrante nas áreas de saúde e espiritualidade fisioterapeuta e Health Coach

Rodrigo Salvitti, pastor da Igreja Apostólica Restaurando Nações – IARN Japão, palestrante na área de espiritualidade e fisioterapeuta.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *